segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A importância do Perdão


O ato de perdoar uma pessoa significa que você está se doando, você está pagando o mal pelo bem, você está tendo misericórdia daquela pessoa. O perdão é algo realmente incrível e gera muitas perguntas entre nós, muitas vezes pensamos bem antes de perdoar, muitas vezes deixamos que o ódio consuma os nossos corações. Mas isso não é a vontade de Deus, pois Deus quer que nós possamos liberar perdão para as pessoas e isso é fundamental na vida de uma pessoa que quer servir a Deus (até mesmo para quem não conhece à Deus também é bom e faz bem, pois o perdão limpa o nosso coração e nos sentimos bem quando perdoamos verdadeiramente).
Muitos pensam que perdão é simplesmente esquecer o que a pessoa fez, mas não é apenas esquecer, perdão é você tratar e/ou fazer o bem à uma pessoa que não merecia tal tratamento. Um exemplo disso é Jesus, ele nos perdoa nossos pecados e fez um sacrifício (derramar seu sangue na cruz) por nós (que não éramos/somos merecedores de tal sacrifício). Nós devemos reconhecer que as pessoas são falhas, elas erram e nós devemos perdoar-las. Para isso devemos pedir sempre forças ao nosso Deus e que ele venha estar sempre sondando os nossos corações, pois é o perdão não é uma coisa fácil, mas também não é impossível.

Lembrando que: 
  • Perdoar não é esquecer o que a pessoa fez, e sim ter misericórdia por ela ter feito tal coisa; 
  • O perdão não vem com o tempo, vem no agora;
  • Com o perdão você não cobra a pessoa eternamente por ter pecado contra você, pelo contrário, há um recomeço, o que antes aconteceu não importará mais e sim o que acontecerá à partir de agora.
  • Não é simplesmente dizer eu te perdoo, o perdão tem que ser verdadeiro e partir de seu coração
O perdão nada mais é do que um ato de amor ao seu próximo, pratique o perdão !

Mateus 18:21-22
Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. 

Lucas 17:3-4
Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás. 

Colossenses 3:13
Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.